Toldos Populares / People's Architecture Office

Toldos Populares / People's Architecture Office - Mais Imagens+ 16

© ICP

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os toldos do Toldos Populares (People's Canopy) é uma arquitetura de eventos e uma arquitetura como evento. São coberturas retráteis que podem ser "pedaladas" por cidadãos, desfiladas pela cidade e expandidas ao longo do comprimento de ruas inteiras, ligando espaços públicos desconectados.

© ICP

Os Toldos Populares são estruturas de cobertura altas e expansíveis, de dois pavimentos, sobre rodas de bicicletas que podem acomodar até 10 ciclistas. Eles se desmontam e ficam do tamanho de ônibus de dois andares, de modo que possam ser "pedalados" de um local para outro. Quando estacionado, um toldo pode se abrir como um acordeão de 12 metros de comprimento em um espaço de 10 metros, podendo cobrir ruas inteiras. Estacionamentos podem ser transformados em espaços para pessoas e eventos.

© ICP

O projeto foi encomendado pela primeira vez pela cidade de Preston, no Reino Unido e pela organização In Certain Places, um programa de artes para intervenções e eventos urbanos. O objetivo do programa é conectar espaços públicos subutilizados e energizar o grande, mas em declínio, centro histórico de Preston. A expansão urbana e os shoppings com ar condicionado têm tirado as pessoas das ruas abertas e dos espaços públicos desta cidade chuvosa.

© Tony Worrall

Os toldos expansíveis são referência de design popular no sul da China. Eles são normalmente utilizados por pequenas empresas, como restaurantes e bares, para expandir temporariamente seus espaços em estacionamentos e calçadas públicas, de uma maneira informal.

Cortesia de People’s Architecture Office (PAO)

Mais de uma dúzia de coberturas foram concebidos e fabricadas em Pequim e montados em Preston. Uma série de eventos foram organizados com os toldos, que desfilaram pela cidade pelos cidadãos de Preston. As coberturas foram também instalados em vários locais da cidade, ligando praças e mercados, incluindo o Festival Lancashire Encounters com apresentações musicais, teatro de rua e o Preston Pride. Como espaços culturais móveis, os Toldos Populares continuarão a ser um dispositivo elétrico na cidade de Preston para os próximos anos.

Toldo desmontado. Imagem Cortesia de People’s Architecture Office (PAO)

Após a sua estreia em Preston, os toldos foram apresentados na Bienal de Arquitetura e Urbanismo em Hong Kong, em 2015. Eles foram instalados no Parque Kowloon e foram continuamente realocados, expandidos e fechados, apoiando diversas atividades públicas. 

© Tony Worrall

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Preston, Lancashire, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Toldos Populares / People's Architecture Office" [People's Canopy / People's Architecture Office] 29 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782871/toldos-populares-peoples-canopy-peoples-architecture-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.